sábado, 21 de julho de 2012

SISTEMA DE ESCAPAMENTO


O sistema de escapamento, ou simplesmente escapamento é um conjunto de tubos e silenciadores que tem como principal função reduzir os ruídos produzidos pelo motor, mantendo os níveis dentro do especificados por lei; Conduzir os gazes nocivos a saúde para longe da cabine, evitando as intoxicações dos passageiros; Controlar a contrapressão dos gases, através das curvas, volumes e razões desenvolvidos para obter o melhor rendimento do motor; auxiliar na redução de consumo de combustível.
Os principais componentes do sistema de escapamento são:
Coletor de admissão, responsável pela captação dos gases provenientes da queima de combustível pelo motor;
Tubo dianteiro ou Tubo motor, responsável pela condução dos gazes ao catalisador;
Catalisador, responsável pela transformação dos gases nocivos em elementos não poluentes, cuja composição consiste em uma colméia cerâmica ou metálica, impregnada de metais, uso obrigatório desde 1992;, 
Silencioso intermediario, cuja responsabilidade é reduzir os ruídos, ou seja, ondas sonoras de alta frequência, melhorar o rendimento do motor  e auxiliar na economia de combustível;
Silencioso traseiro, completa as funções do silencioso intermediario reduzindo ondas sonoras de baixa frequência.  

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Qual a importancia do filtor de óleo para o motor?

O filtro de óleo do motor é um componente de grande importância para o motor.Sua função é reter as diversas partículas e impurezas existentes nos canais de lubrificação gerados pelo uso do motor, tais como oxidantes, partículas de metal, poeira e sujeiras. Alem disso, um filtro em perfeitas condições contribui para um fornecimento constante de fluxo de óleo ao sistema de lubrificação do motor.
O seu uso e trocas, feitos de forma correta, preservam o motor, mantendo a potência e o rendimento conforme suas caracteristicas originais, ao mesmo tempo em que mantem a uniformidade da circulação e eficiência do óleo lubrificante no período recomendado.
É um componente que contribui de forma significativa para a preservação das peças móveis do motor.

sábado, 14 de julho de 2012

MÓDULOS ADM E PLD

Os veículos com Gerenciamento eletrônico MBB, possuem em sua disposição construtiva dois módulos eletrônicos bem distintos entre si. Um se encontra fixado no painel ou base de fusíveis e o outro se encontra fixado ao motor, recebendo os nomes de ADM e PLD. Estes módulos estão ligados entre si, através de quatro fios que recebe o nome de CAN, Controler Área Network, muito usados em comunicação entre computadores.
O gerenciamento entre a troca de informações entre o ADM e o PLD são duplas, esta duplicidade também ocorre com os sinais dos sensores de rotação, PMS e com o pedal do acelerador, permitindo desta forma no caso de falha em algum destes componentes que o motor continue funcionando normalmente.
No caso de houver problemas de falhas no sistema, ocasionando problema de funcionamento no motor o ADM auxilia o PLD a adotar estratégias de volta para casa, ou seja, o sistema passa a funcionar com parâmetros que estão armazenados na memória do módulo. Essa é uma estratégia de funcionamento que tem como objetivo não deixar o veículo parado no caminho. São várias as funções do ADM que é possível parametrizar, com isso as necessidades operacionais do veículo e do usuário podem ser atendidas, no qual é realizada alteração nas diversas configurações das funções que estão armazenadas no seu banco de dados.
No caso de falha ADM o PLD controla a rotação do motor em um valor fixo de 1300 RPM e na hipótese de falha no processador deste módulo, monitora a rotação do motor nos 1300 RPM.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

FATORES GERAIS QUE AFETAM A VIDA DE UMA TURBINA

Uma analise feita em turbos removidos do campo, indicam que aproximadamente 40% dos problemas são oriundos de material estranho admitido pelo compressor ou pela turbina. Outros 40% através de falhas de lubrificação e os restantes, 20% de origens diversas.
Alguns danos causados por materiais estranhos resultam de pedaços de válvulas ou outras partes da câmara de combustão que cheguem até o rotor da turbina. Outro tipo de dano é causado por rebarbas do coletor de escape que podem se quebrar e se soltar. Ocasionalmente juntas instaladas de forma errada dão a oportunidade de pedaços se soltarem da mesma devido ao super aquecimento e cheguem ao sistema de escape. Também é comum que porcas e arruelas acabem caindo e acabem sendo aspiradas pelo sistema de admissão do ar, ou que pedaços de anéis quebrados também chegue até o rotor da Turbina.
Quebra do rotor do compressor tambem acontece através de material estranho, mas não são tão comuns como nos rotores das turbinas. Algumas vezes, pedaços ou peças de filtros de ar soltam e são aspiradas pelo rotor do compressor, danificando-o. Há também casos onde conexões ou mangueiras ressecadas ou danificadas se rompem e soltam pedaços de borracha reforçados com fios de aço e danificam o rotor do compressor. Ou ainda casos em que porcas e parafusos chegam a aspiração e causem falhas no rotor do compressor.
As falhas de lubrificação pode ser de inúmeros tipos. Tubulações com diâmetros internos reduzidos ou obstruídos são comuns. é fundamental ter um fornecimento de óleo adequado aos mancais estando o turbo com a pressão máxima de trabalho. O turbo gira em altas rotações e poderá super aquecer mesmo quando houver uma falha momentânea de lubrificação. O fornecimento de óleo ao turbo deverá passar por um bom sistema de filtragem, para assegurar a chegada de óleo limpo aos mancais, mantendo-os sempre lubrificados e permitindo a troca de calor com seus componentes internos, permitindo assim milhares de horas trabalhadas sem nenhum risco em potencial aos mancais.
As falhas também podem ocorrer através de temperaturas externas encontradas em operações nas altitudes, especialmente em turbos que estão operando próximo ao seu limite de temperatura ao nível do mar e então são colocados a operar acima de 1500m sobre o nível do mar. A operação em altitudes elevadas causara o aumento da rotação máxima do turbo podendo levar a exceder o limite de rotação, gerando super aquecimento no escape, a menos que uma redução de combustível injetado seja realizado de acordo com uma orientação técnica do fabricante do motor.
Restrições na entrada de ar através da obstrução dos filtros ou mangueiras dobradas, bem como dutos de alimentação reduzidos, favorecem o surgimento de altas temperaturas de escape. Ambas as condições juntas podem provocar até a quebra da carcaça da turbina, do eixo ou rotor do compressor. Em qualquer turbo é possível que o acumulo de sujeira no compressor e difusor reduza a capacidade e eficiência do mesmo se o sistema de filtragem do ar não for mantido corretamente.
O motor trabalha com fluxo de ar menor trabalhara em um regime mais quente e resultara na queima de válvulas e pistões o que poderá causar danos futuros ao turbo devido a quebra destes componentes.
Vazamento nas juntas ou conexões tanto na admissão quanto no escape causarão redução no fornecimento de ar ao motor e resultarão em altas temperaturas.
Em alguns casos as conexões de ar e de escape são construídas de tal forma que a expansão térmica dos mesmos, após instalação, causam altas cargas mecânicas ao turbo, que podem provocar distorções que promoverão a raspagem por contato rotativo(carcaceamento).
Tubulações extremamente rígidas apoiadas no turbo também podem causar fortes tensões e distorções na carcaça.
Por outro lado instalações não suficientemente rígidas para prevenir vibrações no turbo poderão causar empenamentos e distorções que resultarão em falhas.
Podemos concluir que muitas falhas em turbos podem ser evitadas não permitindo que material estranho chegue a admissão, ou que opere em temperaturas elevadas acima do projetado e que uma quantidade suficiente de óleo seja suprida. 

SERA QUE ESTOU PREPARADO?

Quando se traça um objetivo na vida pro fissional, dividimos o caminho que nos leva até ele por partes e estas partes são agregadas com a mudança de cargos e salários, pois a cada etapa ultrapassada nos julgamos capaz de ganhar mais ou que merecemos um cargo melhor, mas a pergunta que temos que fazer é, será que estou preparado para dar o retorno que a Empresa espera de mim?
Quando almejamos um cargo ou algo melhor devemos enchergar e deixar que a Empresa também veja algumas qualidades, seja para ocupar um cargo de Gerência, ou não.
Dentre estas qualidades estão conhecimento, habilidade,e atitude, normalmente a maioria das Empresas pecam por não ter este tipo de pro fissional ou esta pessoa preparada para assumir o cargo de uma pessoa que esta se aposentando, ou que não esta dando resultado ou até mesmo pela criação de um novo departamento. Quando desejamos algo melhor temos que ter ciência que a cobrança também será proporcional ao nosso desejo, então se prepare para tomar decisões, para planejar, para se relacionar com pessoas e acima de tudo se prepare para processar informações, procure mostrar que não é necessário buscar no mercado externo um pro fissional pois você esta ali, aguardando a sua oportunidade. Ao permitir que se busque um pro fissional no mercado a Empresa corre o risco de agregar ao seu quadro uma pessoa sem experiência, mesmo que seu currículo diga o contrário, com decisões centralizadas e que acredita que autoridade é sinônimo de obediência o que causará um mau interno afetando a produtividade do restante dos funcionários e depois não adianta ficar comentando que se a oportunidade fosse sua estes problemas não aconteceriam, pense sempre que existe um lugar para cada pessoa e uma pessoa para cada lugar...
Pense nisso!!! 
 

quarta-feira, 11 de julho de 2012

                                                             MEU PRIMEIRO DIA

O primeiro dia de trabalho é terrível para todos, nos sentimos deslocados, parece que não fazemos parte do ambiente e ficamos torcendo para o dia passar logo para ouvir o apito avisando que esta na hora de ir para casa.
Comigo foi assim, entrei em uma Empresa de Manutenção, onde o funcionário mais velho, possuía oito anos de Empresa. A turma de Mecânicos era grande, imagina a dificuldade para conseguir fazer parte daquela" panela" que estava montada a algum tempo, tudo que eu queria era somente trabalhar, procurar meu lugar ao sol como todo mundo.
A única coisa que eu esperava daquela turma era apoio e que enxergassem em mim, apenas mais uma pessoa tentando defender o seu pão de cada dia, mas parece que eu só transmitia asco, pois não conseguia me aproximar de ninguém, minha palavra, experiência, não valia nada.
Sofri todo o tipo de humilhação por parte de meus companheiros e cheguei a me questionar várias vezes se realmente servia para a profissão. Graças a DEUS e a humilhação de meus companheiros, descobri que para ficar em evidência teria que ser diferente de todos que ali se encontravam e a única saída, era me encher de conhecimentos para ocupar as várias oportunidades que ali se encontrava.
Todo tempo que eu tinha, eu estava lendo sobre Mecânica e sobre qualquer assunto que fosse útil, estava absorvendo conhecimento e me mantendo longe da influência negativa dos meus companheiros de trabalho.
Hoje, continuo na mesma Empresa, muitos dos funcionários não estão mais conosco, posso dizer que valeu apena tudo que passei, possuo um cargo de confiança e posso dizer a meus comandados, novos e antigos, qual a forma correta de tratar um companheiro de trabalho.
O que quero dizer com toda essa história e o que tem a ver com Manutenção?
O tratamento que é dado a quem chega em um ambiente de trabalho novo, compromete todo um trabalho, tanto do lado pro fissional quanto do lado psicológico.
Precisamos ter atitude, ter foco, saber qual seu objetivo, onde você quer chegar, não precisa ser humilhado para começar fazer a diferença. 
Falar sobre Mecânica ou tentar explicar o funcionamento de qualquer parte Mecânica, não é tão simples para algumas pessoas, assim como passar conhecimento seja em que área for, até hôje é um obstáculo a ser rompido.
Todo começo é difícil e o serviço de Manutenção eu considerado um dos mais difíceis de todos, pois carrega um peso cultural, em que a pessoa que exerce a profissão de Mecânico, ainda é lembrada, como aquela pessoa chucra, sem cultura, suja com uma estopa no bolso e que possui a parede da oficina decorada com mulheres peladas.
No intuíto de mudar isso estamos cedendo este espaço a todos que gostam da área Mecânica, gostam de conversar sobre o assunto, tirar dúvidas e nos ajudar a mudar a imagem do Mecânico, ou do profissional de Manutenção, com sugestões de melhorias, dicas, experências e tudo aquilo que servir como divulgação do nosso Blog.